terça-feira, 15 de julho de 2008

Renda renascença


Sou apaixonada por renda renascença. Quando usada com parcimônia, em alguns detalhes, pode deixar uma peça absolutamente encantadora. Ela é feita totalmente a mão, ponto por ponto, com agulha, linha e lacê de algodão (um tipo de fita). Primeiro, faz-se um desenho sobre um papel vegetal preso em uma pequena almofada. Em seguida, o lacê é fixado sobre o papel com a ajuda de alfinetes e entremeado pelos diferentes pontos da técnica.
A renda renascença teve sua origem na cidade de Veneza, na Itália, em meados do século XVI. Sua chegada ao Brasil se deve às freiras missionárias européias, que se instalaram nos municípios de Poção e Pesqueira, interior de Pernambuco, e passaram a ensinar o ofício às mulheres da região.
O que começou como um hobby, acabou se tornando o produto-exportação desses municípios. Da arte da renda renascença depende o sustento de cerca de 90% das famílias locais.

(fotos e informações extraídas do site http://www.fatimarendas.com.br/)

2 comentários:

luana disse...

A renda Renascença realmente é muito linda e encantadora, para quem quiser ver uns modelos de vestidos super lindo eu encontrei esse blog de Renascença http://leneart.blogspot.com e esse catálogo de fotos com vários modelos de renda Renascença quem quiser ver tá aqui http://www.flickr.com/photos/59355689@N07/

Anônimo disse...

Gostaria de encontrar uns moldes para fazer a renascença onde encontro?