quarta-feira, 30 de maio de 2007

Livro de pano

Depois de muita pesquisa e enrolação, eis os esboços das primeiras páginas do livro de pano que estou fazendo. É um livrinho de feltro, cada página com uma figura diferente para a criança aprender a lidar com velcro, fivela, colchete, fecho e botões. Este exemplar vai para a bisneta do padrinho de minha irmã, que faz 1 aninho domingo que vem.

Artesanato indígena

Hoje chegou a fazer 0 grau de madrugada. De manhã eu vi o termômetro: 1,8 grau. Gelado, como não acontece há cerca de 7 anos aqui em Curitiba.
Domingo voltei à feira para levar minha mãe, era o último dia. Estava lotado; fila para estacionar, fila para entrar, fila de carros para sair do Barigui, congestionamento... Mas valeu a pena! Revi a apresentação dos índios Fulni-ô, e adquirimos 2 peças confeccionadas por eles: um colar de sementes e um enfeite de cabelo feito com penas.

sábado, 26 de maio de 2007

Feiarte 2007

Está acontecendo em Curitiba mais uma Feiarte, uma feira internacional de artesanato que permanece no parque Barigui até amanhã. Eu, claro, não pude deixar de conferir - desde 2003 não vou a essa feira! Destaque para a apresentação e o artesanato dos índios Fulni-ô de Águas Belas - PE, e para os doces portugueses (adorei a tocha de ovos!)
Acima, a foto de minhas novas aquisições: um sachê bordado e pontas de cerâmica (frutinhas e pássaros) para palitos, do Distrito Federal. Adquiri na feira também sabonetes de pitanga com leite de cabra, copaíba com lama negra e de laranja e cravo com mel e própolis, de uma comunidade chamada Doze Tribos, que fica em Campo Largo-PR. O cheiro é uma delícia!

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Estréia


Oi gente!
Está estreando hoje o Rosa de Pano, um blog que vai falar de artesanato, cinema, fotografia, poesia e algumas coisas do meu dia-a-dia que considero interessantes.
Este blog pretende ser também um canal de divulgação da Rosa de Pano, uma loja (exclusivamente virtual) de presentes e kits de presentes com produtos artesanais - tear manual, cerâmica, resina, marcenaria, pátina, cartonagem, bordado, entre outros. Há também peças únicas, trabalhos feitos por artistas e itens confeccionados com responsabilidade sócio-ambiental.
Aqui vou registrar o nascimento da loja virtual, bem como de algumas coisinhas que eu, minha irmã e minha mãe vamos confeccionar para a loja: bichos e livros de pano, passadeiras, sachês... Na verdade eu não tenho experiência nas artes manuais, como minha irmã e minha mãe, mas vou me esforçar... eu prometo! rss
O blog vai ter atualização constante. O site Rosa de Pano já existe, mas ainda vai levar um tempo para se tornar loja virtual (pacientemente, esperemos!). Tudo o que vai para a loja vai aparecer aqui antes. Vale a pena dar uma conferida no blog em primeira mão...