sexta-feira, 27 de julho de 2007

Cupcakes de limão

Nesse mês me aventurei na cozinha. Eu me saí mal em algumas receitas, em outras, mais ou menos... Bem, mas essa até que deu certo. Cismei que queria fazer cupcakes de limão. Não achei nenhuma receita na internet nem em livro algum, então arranjei uma receita básica e fiz algumas adaptações.

Cupcakes de limão

Ingredientes
113 g de manteiga em temperatura ambiente
130 g de açúcar
3 ovos grandes
raspas da casca de 1 limão
suco de 2 limões
210g de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 de colher (chá) de sal
60 ml de leite

Modo de fazer
Preaqueça o forno (180°). Unte forminhas de muffin ou empada ou use formas de papel dentro das mesmas. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Adicione o suco e as raspas de limão. À parte misture em uma vasilha a farinha, o fermento e o sal. Adicione essa mistura de farinha alternando com o leite à mistura da batedeira, batendo apenas até ficar uma massa homogênea. Distribua a massa pelas forminhas e leve ao forno por cerca de 18-20 minutos ou até que fiquem levemente corados. Insira um palito no centro de um cupcake para ver se está pronto (o palito deve sair limpo). Tire do forno e deixe esfriar.

Cobertura:
200g de chocolate branco
meia caixinha de creme de leite
raspas de limão

Derreta o chocolate branco em banho-maria. Acrescente o creme de leite e as raspas de limão. Coloque sobre os cupcakes e salpique granulado branco, confeitos tipo miçangas (foto) ou castanhas de caju moídas. Fica uma delícia!

Nenhum comentário: